Qual a importância do programa de parcerias e afinidades na sociedade?
Ultimamente temos ouvido falar muito sobre programa de parcerias e afinidades, programas de afinidades, seguros massificados ou ainda os seguros embedded (atrelados), mas o que é isso e porque tem sido cada vez mais comentado?
Esses programas são desenvolvidos muitas vezes com a participação de vários players do ecossistema:
- Parceiro/estipulante ou canal;
- Corretor/consultoria;
- Seguradora;
- Resseguradora (se aplicável)
Visando propiciar a uma base de clientes (pessoas físicas ou jurídicas) e/ou parceiros comerciais acesso a produtos e coberturas de seguros de forma customizada, com limites, clausulados, processos e tecnologia desenhados para atender às necessidades específicas.
E qual é expectativa de um programa de parcerias e afinidades na perspectiva no ecossistema ?
Sociedade – Cliente final
O programa de parcerias e afinidades traz acesso ao cliente final (pessoas físicas ou jurídicas) a produtos de seguros que muitas vezes não são comercializados:
- Seguros e serviços com custos mais acessíveis, que “cabem” do bolso das pessoas;
- Praticidade na contratação;
- Processo de sinistros e envio simplificado de documentações;
- Produtos diferenciados que atendem a necessidade;
- Iniciação ao processo de transferência de risco – socialização do seguro;
- Atendem a jornada do consumidor;
Parceiros e detentores das bases de clientes
A crescente necessidade de redução de despesas e de aumento de receitas em função do atual cenário econômico, traz uma pressão cada vez maior para as empresas como um todo. Trazer diferencias, atraindo e retendo clientes é o desafio de qualquer executivo independente da área de atuação.
O programa de parcerias e afinidades propiciam aos parceiros:
- Atração e retenção de clientes;
- Aumento da rentabilização;
- Receita não operacional, através de recebimento de pró-labore, quando aplicável;
- Inclusão social dos clientes no mundo de seguros/proteção;
- Melhoria da educação financeira dos clientes;
- Proteção das operações de crédito e percepção da marca como inclusiva;
- A visão de que a marca “cuida” dos clientes nos momentos que mais importam, seja na proteção dos bens, do crédito ou dos familiares em caso de óbito/acidentes;
- Proteção da marca;
- Ações de ESG com foco no Social.
Corretores e consultorias
Para os corretores e consultores de riscos, programa de parcerias e afinidades representam um olhar além dos riscos corporativos.
Traz a visão da amplitude da percepção da continuidade do negócio dos clientes corporativos, gerando:
- Entendimento e atendimento das necessidades de seus clientes;
- Novas fontes de receita ou redução de perda;
- Proteção de marca;
- Ampliação do relacionamento;
- Retenção de clientes com contratos mais longos;
- Inovação e diferenciação de mercado junto aos concorrentes.
Seguradoras
Para as seguradoras, os programas de parcerias trazem:
- Possibilidade de testar produtos em nichos ou em públicos controlados;
- Controle de sinistralidade;
- Possibilidade de inclusão de serviços de valores agregados, como assistências e serviços que não impliquem em coberturas securitárias;
- Processos pré-definidos;
- Contratos mais longos com possibilidade de aumento gradativo da carteira;
- Revisão das condições comerciais e técnicas em caso de desvio;
- Democratização do seguro para públicos que não possuem a cultura de proteção;
Resseguradoras
Já para as resseguradoras, os programas de parcerias geram:
- Acesso a ramos e limites que geralmente não são repassados nos contratos de resseguro tradicionais;
- Possibilidade de testar;
- Maior flexibilidade nas aceitações;
- Possibilidade de “tropicalizar” soluções já testadas em outras geografias;
- Operações com alta frequência e baixa severidade.
Como demonstramos acima, as vantagens são relevantes para todo o ecossistema envolvido. Porém para desenhar um programa de sucesso, temos alguns fatores relevantes:
- Pensar fora da caixa e construir uma solução, inovadora, que faça sentido para a sociedade;
- Experimentar tecnologia em todas as etapas e não somente na aquisição dos seguros;
- Otimizar processos para melhorar a experiência do consumidor;
- Falar na linguagem do cliente;
- Incluir o produto na jornada do consumidor, seja na aquisição, na cobrança ou no processo de sinistros;
- Ser fácil, simples e descomplicado.
Aproveitar as vantagens desses programas pode transformar a experiência de todos os envolvidos, promovendo uma inclusão maior e uma proteção mais eficaz para a sociedade.