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Qual a importância do programa de parcerias e afinidades na sociedade?

Por: Odete Queirós

Ultimamente temos ouvido falar muito sobre programa de parcerias e afinidades, programas de afinidades, seguros massificados ou ainda os seguros embedded (atrelados), mas o que é isso e porque tem sido cada vez mais comentado?

Esses programas são desenvolvidos muitas vezes com a participação de vários players do ecossistema: 

  1. Parceiro/estipulante ou canal;
  2. Corretor/consultoria; 
  3. Seguradora; 
  4. Resseguradora (se aplicável)

Visando propiciar a uma base de clientes (pessoas físicas ou jurídicas) e/ou parceiros comerciais acesso a produtos e coberturas de seguros de forma customizada, com limites, clausulados, processos e tecnologia desenhados para atender às necessidades específicas.

E qual é expectativa de um programa de parcerias e afinidades na perspectiva no ecossistema ?

Sociedade – Cliente final

Sociedade representada por mãos diversas sobrepostas

O programa de parcerias e afinidades traz acesso ao cliente final (pessoas físicas ou jurídicas) a produtos de seguros que muitas vezes não são comercializados:

  • Seguros e serviços com custos mais acessíveis, que “cabem” do bolso das pessoas;
  • Praticidade na contratação;
  • Processo de sinistros e envio simplificado de documentações; 
  • Produtos diferenciados que atendem a necessidade; 
  • Iniciação ao processo de transferência de risco – socialização do seguro;
  • Atendem a jornada do consumidor;

Parceiros e detentores das bases de clientes

A crescente necessidade de redução de despesas e de aumento de receitas em função do atual cenário econômico, traz uma pressão cada vez maior para as empresas como um todo. Trazer diferencias, atraindo e retendo clientes é o desafio de qualquer executivo independente da área de atuação.

O programa de parcerias e afinidades propiciam aos parceiros:

  • Atração e retenção de clientes;
  • Aumento da rentabilização;
  • Receita não operacional, através de recebimento de pró-labore, quando aplicável;
  • Inclusão social dos clientes no mundo de seguros/proteção;
  • Melhoria da educação financeira dos clientes;
  • Proteção das operações de crédito e percepção da marca como inclusiva;
  • A visão de que a marca “cuida” dos clientes nos momentos que mais importam, seja na proteção dos bens, do crédito ou dos familiares em caso de óbito/acidentes;
  • Proteção da marca;
  • Ações de ESG com foco no Social.

Corretores e consultorias

Dois profissionais no laptop selecionando o seguro de responsabilidade civil profissional

Para os corretores e consultores de riscos, programa de parcerias e afinidades representam um olhar além dos riscos corporativos. 

Traz a visão da amplitude da percepção da continuidade do negócio dos clientes corporativos, gerando:

  • Entendimento e atendimento das necessidades de seus clientes;
  • Novas fontes de receita ou redução de perda; 
  • Proteção de marca;
  • Ampliação do relacionamento;
  • Retenção de clientes com contratos mais longos;
  • Inovação e diferenciação de mercado junto aos concorrentes.

Seguradoras

Para as seguradoras, os programas de parcerias trazem:

  • Possibilidade de testar produtos em nichos ou em públicos controlados;
  • Controle de sinistralidade;
  • Possibilidade de inclusão de serviços de valores agregados, como assistências e serviços que não impliquem em coberturas securitárias;
  • Processos pré-definidos;
  • Contratos mais longos com possibilidade de aumento gradativo da carteira;
  • Revisão das condições comerciais e técnicas em caso de desvio;
  • Democratização do seguro para públicos que não possuem a cultura de proteção;

Resseguradoras

Já para as resseguradoras, os programas de parcerias geram:

  • Acesso a ramos e limites que geralmente não são repassados nos contratos de resseguro tradicionais;
  • Possibilidade de testar;
  • Maior flexibilidade nas aceitações;
  • Possibilidade de “tropicalizar” soluções já testadas em outras geografias;
  • Operações com alta frequência e baixa severidade.

Como demonstramos acima, as vantagens são relevantes para todo o ecossistema envolvido. Porém para desenhar um programa de sucesso, temos alguns fatores relevantes:

  • Pensar fora da caixa e construir uma solução, inovadora, que faça sentido para a sociedade;
  • Experimentar tecnologia em todas as etapas e não somente na aquisição dos seguros;
  • Otimizar processos para melhorar a experiência do consumidor;
  • Falar na linguagem do cliente;
  • Incluir o produto na jornada do consumidor, seja na aquisição, na cobrança ou no processo de sinistros; 
  • Ser fácil, simples e descomplicado.

Aproveitar as vantagens desses programas pode transformar a experiência de todos os envolvidos, promovendo uma inclusão maior e uma proteção mais eficaz para a sociedade.