Seguro para Anestesista
Responsabilidade Civil Profissional

Precisão e segurança para médicos especialistas

Seguro RC para Anestesistas

RC Anestesista (E&O)

O que é?

O seguro RC Anestesista é o seguro que protege o médico, pessoa física ou jurídica, contra possíveis processos durante um determinado espaço de tempo.

Como anestesista, o médico desempenha um papel crítico no cuidado e na segurança dos pacientes durante procedimentos cirúrgicos. No entanto, apesar das melhores práticas e cuidados tomados, podem ocorrer complicações inesperadas, erros médicos ou insatisfação dos pacientes, que podem resultar em ações legais.

Com o modelo de contratação anual, o seguro para Anestesista pode ter validade retroativa de até 10 anos e de prazo suplementar de até 3 anos contra sinistros realizados em todo território nacional.

Para quem é indicado

É indicado para profissionais médicos anestesias.

Anestesistas em Atividade Clínica: Profissionais que realizam anestesias em hospitais, clínicas ou consultórios, seja em ambientes públicos ou privados.

Anestesistas Autônomos: Profissionais que atuam de forma independente, prestando serviços em diversos locais ou sendo contratados para procedimentos específicos.

Profissionais de Centros Cirúrgicos: Anestesistas que atuam em centros cirúrgicos, onde a demanda por seguro de Responsabilidade Civil é particularmente importante devido à natureza delicada e complexa das intervenções cirúrgicas.

Coberturas

Despesa da defesa

O seguro pagará os honorários advocatícios, laudos periciais, depósitos recursais, sucumbências e demais despesas necessárias do processo de defesa nas esferas cível, administrativa e criminal.

Acordo judicial ou extrajudicial

Existindo a possibilidade de um acordo judicial ou extrajudicial para encerrar o litígio causado pela prestação de serviços profissionais do segurado, o seguro pagará o acordo diretamente ao terceiro reclamante, limitado ao valor da cobertura contratada e com prévio consentimento da seguradora na hora da definição do valor acordado.

Condenação judicial

Caso o segurado seja condenado judicialmente, por decisão judicial transitada em julgamento ou decisão final proferida por tribunal arbitral, ou seja, sem a possibilidade de recorrer da decisão, as indenizações a título de dano material ou moral serão integralmente pagas até o limite máximo de indenização contratado.

Ressarcimentos

Se o segurado for notificado ou tomar conhecimento de algum fato causado pela prestação dos serviços profissionais, que possam acarretar uma reclamação futura por parte do terceiro, o segurado poderá acionar o seguro e, caracterizada a cobertura, o ressarcimento é feito sem a necessidade de ação judicial ou mesmo reclamação formal.

Danos à reputação

Caso o segurado sofra um dano à sua reputação decorrente da sua prestação de serviço profissional, o seguro cobrirá as despesas necessárias para assessoria de imprensa e assessoria de reabilitação de imagem, para a preservação da reputação do segurado.

Custas emergenciais

Caso o segurado tenha que fazer qualquer tipo de contratação ou pagamento de forma intempestiva, com o intuito de mitigar ou minorar os possíveis impactos de um sinistro e que não haja tempo hábil de comunicar a seguradora, a seguradora fará o devido pagamento de tais despesas.

Calúnia, injúria e difamação

Caso algum terceiro entenda que o segurado praticou algum ato de calúnia, injúria ou difamação de forma involuntária durante a prestação de seus serviços, o seguro cobrirá as despesas de defesa para este tipo de situação, bem como fará o pagamento da indenização, caso seja necessário.

Pagamentos suplementares

Caso o segurado precise comparecer a uma audiência ou julgamento durante o processo de regulação de sinistro, o seguro pagará as despesas do segurado para atender tal solicitação.

Honorários retidos

Se o terceiro entender que o serviço prestado pelo segurado causou algum dano e se recusar a pagar os honorários devidos ou caso o mesmo desista de acionar o seguro na justiça e o segurado concorde em isentá-lo dos honorários devidos, o seguro pagará o prejuízo pelo não recebimento dos honorários.

Omissão de socorro

Caso o segurado seja acusado de ter praticado omissão de socorro, nos termos descritos no código penal brasileiro e, desde que exclusivamente relacionado à prestação de seu serviço profissional, o seguro cobrirá todas as despesas de defesa do segurado para que o mesmo prove sua inocência.

Infecção hospitalar

Caso o segurado seja envolvido em demanda judicial decorrente de uma alegação de Infecção Hospitalar (nos termos definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA), contraída por um paciente sob responsabilidade do segurado, o seguro cobrirá as despesas de defesa do segurado e eventuais condenações que sejam dadas a ele.

Chefe de equipe ou diretor médico

Caso o segurado sofra uma reclamação por alegado ato médico que tenha causado dano, pela sua condição de chefe de equipe ou diretor médico, diretor clínico ou posição similar, o seguro cobrirá o segurado, nos termos dos riscos cobertos da presente apólice, mesmo que o ato médico tenha sido praticado por outro profissional sob responsabilidade do segurado.

Cobertura extensiva para a pessoa jurídica

Caso o segurado possua uma empresa aberta para o desempenho de suas atividades profissionais e esta empresa sofra uma reclamação por alegado ato médico praticado pelo segurado, o seguro cobrirá também as reclamações apresentadas contra a pessoa jurídica.

Manual completo do seguro RC Anestesista

O que não cobrimos

  • Atos dolosos de qualquer natureza;
  • Atos não previstos de obrigações civis legais da profissão;
  • Reclamações ocorridas antes da retroatividade prevista na apólice;
  • Reclamações relacionadas a direitos autorais;
  • Atos realizados sob suspensão de licença;
  • Atos realizados com uso de medicação e/ou substâncias proibidas pela Anvisa;
  • Atos realizados em desacordo ou fora do conhecimento da medicina ou órgão competente;
  • Falência, reclamações decorrentes de falência ou insolvência do segurado.

Condições gerais do seguro RC Anestesista

Questionário de risco

Seguro RC para Anestesistas

Você sabia?

O número de processos judiciais contra profissionais da saúde superou a margem dos 1.600% nos últimos 10 anos (Fonte: CRM-PR).

Devido à natureza complexa dos procedimentos cirúrgicos e à variedade de pacientes e condições, os anestesistas enfrentam desafios únicos que podem aumentar o risco de erros médicos? Mesmo com os mais altos padrões de treinamento e prática, fatores imprevisíveis podem surgir.

Ter um seguro de Erros e Omissões é uma maneira essencial de proteger sua carreira e garantir que, em casos raros de imprevistos, você tenha o respaldo financeiro necessário para enfrentar qualquer desafio legal que possa surgir.

Principal diferencial

Sala de emergência

Um serviço de atendimento diferenciado e exclusivo.

Através da sala de emergência, o cliente tem acesso a uma equipe de especialistas para auxiliá-lo em caso de eventuais dúvidas sobre seu seguro e coberturas, sinistros e demais casos relacionados à sua atividade profissional.

Não há carência ou limitação para utilização deste serviço. O segurado obterá orientação mesmo que a situação apresentada se encontre fora da cobertura do seguro.

Motivos para escolher a Akad Seguros

  • Líder e especialista em Responsabilidade Civil Profissional, com soluções para mais de 40 profissões;
  • Somos uma das 5 maiores seguradoras do Brasil em Transportes e Responsabilidade Civil para Diretores e Administradores (D&O);
  • Mais de 320 mil apólices emitidas em 2022;
  • Mais de 12 mil sinistros regulados em 2022;
  • Equipe de atendimento especializada.

Torne-se Akadiano!

Seja um corretor Akad

Perguntas frequentes