Entenda os motivos que levaram o Grupo GP e a CyberLabs a adquirir uma seguradora
Convidados:
- Danilo Gamboa – CEO – Akad Seguros
- Rafael Fragnan – COO – Akad Seguros
Resumo do podcast
Primeiro episódio do AkadCast, o novo podcast da Akad Seguros!
Neste programa, os apresentadores Marina Zanco e Felipe Ramos recebem dois convidados especiais para bater um papo descontraído sobre o mercado de seguros: Danilo Gamboa, CEO da Akad, e Rafael Fragnan, Diretor de Operações da companhia.
Logo no início, Danilo explica o que atraiu a GP Investimentos, fundo que adquiriu a Akad, para o setor de seguros. Segundo ele, é um mercado grande, rentável, mas ainda muito tradicional e pouco transformado pela tecnologia. Isso representava uma oportunidade de fazer algo diferente.
Rafael, que está no mercado de seguros há mais de 27 anos, conta um pouco da sua trajetória, desde quando começou como office boy em uma área de sinistros. Ele relembra o processo de compra da Akad (na época ainda chamada Argo Seguros) pela GP, e os desafios de conduzir a operação durante esse período mantendo a empresa produtiva e evitando perda de credibilidade no mercado.
Danilo e Rafael falam sobre a visão de longo prazo que têm para a Akad. O objetivo é transformá-la em uma das três maiores seguradoras do Brasil nas próximas décadas. Para isso, a estratégia é focar no cliente, usando a tecnologia para servir melhor os corretores parceiros e, por tabela, os segurados.
Eles destacam que o mercado segurador brasileiro, apesar de grande, ainda é subdesenvolvido e pouco penetrado na economia. Existe muito espaço para crescer, levando mais proteção para pessoas e empresas. E a Akad quer contribuir para isso, crescendo junto com seus corretores.
Um dos pilares da Akad é a transparência, tanto internamente quanto no relacionamento com parceiros e clientes. Isso se reflete, por exemplo, no escritório da companhia, que tem um layout aberto, sem salas fechadas para a diretoria. A ideia é estimular a convivência e as trocas entre as pessoas.
Recentemente, a Akad recebeu um novo aporte de capital e anunciou sua entrada no segmento de seguros de vida. Segundo Danilo, cerca de metade do mercado segurador é representado por esse ramo, no qual a companhia ainda não atuava. O movimento veio a partir da escuta dos corretores parceiros, que demandavam poder oferecer um portfólio completo de soluções para seus clientes.
Para encerrar, os apresentadores fazem um ping-pong de perguntas rápidas com Danilo e Rafael. Quando pensam em seguro de vida, a primeira coisa que vem à cabeça de ambos é “família”. Danilo acrescenta que pensa também nos empreendedores que dedicam longas horas ao trabalho e precisam de mais proteção e tranquilidade.
O bate-papo termina com Danilo e Rafael reforçando que a Akad está de portas abertas, sejam elas físicas ou digitais, para receber, conversar, ouvir e aprender com seus clientes e parceiros. Um recado que resume bem a filosofia dessa seguradora que promete agitar o mercado nos próximos anos.