Mão de uma pessoa segurando um smartphone e uma barra de busca
Marketing SEO Local

Importância do SEO Local para corretores de seguros

Por: Leonardo Godóes

O SEO local para corretores de seguros é uma estratégia essencial para quem deseja atrair clientes em potencial dentro de áreas geográficas específicas. Afinal, o recurso permite que você ou sua empresa se destaque nos resultados de busca de seu público-alvo, sem dizer que ainda aumenta a sua visibilidade e relevância no mercado.

Entretanto, é preciso saber como usá-lo corretamente e de forma estratégica, para aproveitar ao máximo suas vantagens, que são muitas, principalmente ao levar em conta que as plataformas estão cada vez mais dinâmicas e avançadas. E é para ensinar um pouco mais sobre o assunto que estamos por aqui.

Neste artigo, você entende a real importância do SEO local no setor de seguros, e como os corretores podem colocar essa estratégia em prática. Além disso, aprende quais são as melhores ferramentas para alcançar resultados e como monitorar seu retorno de perto, para aplicar ajustes e melhorias conforme necessário. Boa leitura!

O que é SEO Local?

O SEO local para corretores de seguros nada mais é do que uma estratégia de otimização de um site, que visa melhorar sua visibilidade nas buscas realizadas por usuários em uma localização geográfica específica. Diferente do SEO tradicional, que foca em melhorar a visibilidade de um site de forma global, o SEO local tem como objetivo atrair clientes de maneira mais direcionada e segmentada.

Para pequenas e médias empresas, especialmente as que contam com corretores de seguros nas rédeas, investir em SEO local é indispensável. Quando um cliente busca por serviços de seguros na região em que se encontra, tem mais chances de se deparar com sua página na internet. Com isso, aumenta também a probabilidade de conversões, além de fortalecer a sua presença digital, ainda que em um determinado espaço geográfico.

Os benefícios do SEO Local para corretores de seguros

Mas, e então, quais são os benefícios do SEO local para corretores de seguros? Para começar, ele aumenta a visibilidade nas buscas locais, o que significa que mais pessoas na área verão seu negócio nos resultados de busca.

Como você viu, isso leva a uma melhoria no tráfego de clientes qualificados, aqueles que realmente estão interessados nos serviços oferecidos. E, consequentemente, com maiores chances de fechar um contrato. O retorno geralmente é rápido, porque a sua página está sempre no ar, sendo acessada a qualquer momento por usuários que se encaixam nas características se eu público-alvo.

 Além disso, o SEO local ajuda a fortalecer a reputação do corretor de seguros naquele local, já que sua atuação se torna mais conhecida e confiável na comunidade. Ainda vale mencionar que, comparado a métodos tradicionais de marketing, o SEO local pode ser mais econômico. Assim, os corretores de seguros alcançam um público maior sem gastar tanto, e conseguem alocar seu orçamento em outras demandas.

Os principais componentes do SEO Local

Para ter sucesso no SEO local, é essencial otimizar seus principais componentes. A começar pelo Perfil da Empresa no Google para corretores de seguros, que garante que o perfil da empresa esteja atualizado e bem gerido.

Vale lembrar que o Perfil da Empresa no Google é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google que permite às empresas gerenciarem como suas informações aparecem nos resultados de busca e no Google Maps. Ele possibilita que empresas adicionem detalhes como endereço, horário de funcionamento, e fotos, além de interagir com clientes através de avaliações e atualizações.

As citations, ou menções online do nome, endereço e telefone (NAP) da empresa, também devem ser consistentes em todos os diretórios online. Portanto, confirme seus dados em todos os locais nos quais aparecem, como redes sociais, páginas de site, entre outros.

As reviews e avaliações são outros itens que estão na lista de componentes cruciais do SEO local, já que avaliações positivas tendem a aumentar a credibilidade do negócio, então cuide para que as melhores sejam publicadas e, no caso de alguma negativa, que ela tenha uma resolução adequada para mudar a visão do cliente. Por fim, o uso de palavras-chave locais, que refletem termos de busca específicos da região, é importante para atrair o público local correto.

As estratégias práticas para melhorar o SEO Local

Existem várias boas estratégias de SEO local para corretores colocarem em prática e conquistarem resultados satisfatórios. A primeira delas é otimizar seu website para buscas locais. E como fazer isso? Você pode, por exemplo, incluir páginas de localização e blogs com conteúdo direcionado para sua região de interesse.

Assim, é possível inclusive aumentar a relevância do conteúdo que você produz e confirmar sua autoridade no assunto. Participar de eventos locais e fazer parcerias com empresas da região também pode fortalecer sua presença local. Portanto, esteja presente naqueles que são, de fato, significativos para seu desenvolvimento profissional e não hesite em fazer networking.

Inclusive, as experiências nesse tipo de ocasião podem gerar material para criar conteúdo relevante e específico para a comunidade local, de modo a engajar os clientes potenciais. Além disso, usar links internos e externos em textos e imagens que fazem parte desse conteúdo de forma estratégica contribui para trazer mais destaque local ao site.

Exemplos de sucesso: corretores de seguros que utilizaram SEO Local

Agora que você conhece as melhores práticas de SEO local, saiba que muitos corretores de seguros têm obtido sucesso nessa implementação. Algumas corretoras que apostam nessa ferramenta conseguem um aumento de pelo menos 50% no tráfego do site, além de um crescimento significativo no número de clientes.

Esse sucesso só foi possível a partir da otimização do Perfil da Empresa no Google, da obtenção de avaliações positivas e da criação de conteúdo local relevante. É conveniente ressaltar, porém, que esse não é um processo imediato.

É preciso dedicar tempo para atualizar as informações e até mesmo abordar clientes que possam deixar as avaliações em sua página. Em relação à criação de conteúdo, contar com ajuda especializada, pelo menos em um primeiro momento, é uma iniciativa importante. Assim, você tem uma orientação mais assertiva em relação ao que deve fazer para engajar seu público-alvo, com base em dados e informações reais.

Enfim, o SEO local para corretores de seguros é uma estratégia poderosa para profissionais e empresas do ramo que desejam aumentar sua visibilidade e atrair mais clientes em sua região, além de se posicionar com mais firmeza perante a concorrência. Implementar as dicas mostradas neste artigo leva a uma melhoria significativa na presença online e no crescimento do negócio. E lembre-se: na medida em que o mercado de seguros se torna mais competitivo, a adoção de práticas eficazes de SEO local será cada vez mais essencial para o sucesso contínuo.

Este artigo foi útil para você? Se foi, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas acessem as nossas dicas! Caso você tenha alguma experiência ou estratégia relacionada ao tema “SEO local”, não deixe de contar para a gente nos comentários. E, para continuar bem informado sobre esse e outros assuntos relacionados a marketing e corretagem de seguros, não se esqueça de conferir todos os nossos artigos!