AkadCast - Operações na Akad Seguros
Gestão Episódio 4

O time que não aparece nas lives e também faz tudo para você fazer mais

Por: Marina Zanco

Conheça quem faz

Convidados:

Resumo do podcast

Marina Zanco e Felipe Ramos apresentam mais um episódio do podcast AkadCast, desta vez com convidados do time de operações da Akad Seguros: a gerente Juliana e o analista júnior Miguel.

Juliana explica que o time de operações é responsável por diversas atividades essenciais, como emissão de apólices e endossos, faturamento de seguros de transporte, moderação de seguros de bicicletas e atendimento a clientes e corretores. Um destaque é o “super atendimento”, que integra inteligência artificial e atendimento humano.

O time de operações tem 44 pessoas, divididas em equipes especializadas em seguros massificados, emissão de apólices complexas e faturamento. A Akad é hoje a terceira maior seguradora de transportes do mercado.

Na moderação de seguros de bicicletas, as fotos enviadas pelos clientes passam primeiro por uma análise de IA. Se barradas, vão para análise humana. Esse processo rendeu à Akad um prêmio em 2022.

Cerca de 81% das apólices da Akad são emitidas automaticamente. Mas os 19% que dependem de análise manual ainda representam cerca de 5 mil apólices por mês, as mais complexas.

O grande desafio da equipe de emissão é conciliar o volume com a qualidade e os prazos, especialmente no “fechamento” do mês. Juliana busca desenvolver uma equipe “multiskill” para lidar com os picos de trabalho.

Juliana também destaca a importância de empoderar e valorizar a equipe de backoffice. Ela chegou há 3 meses e vem organizando processos e métricas para potencializar o time.

Miguel, de 19 anos, conta que entrou na Akad como aprendiz e está gostando muito de trabalhar com seguros, almejando ir para a área de seguros cibernéticos no futuro.